Como calcular o valor do frete antes de enviar o produto?

Existem diversas preocupações ao enviar uma encomenda. Assim que o cliente escolhe seu produto, é dada a largada para a realização de todos os procedimentos para que sua mercadoria chegue em segurança em suas mãos.

Uma das principais preocupações é o valor do frete. Mas você sabe como realizar o cálculo do frete? Essa etapa é fundamental na área do e-commerce, afinal o frete é essencial para garantir uma venda tranquila tanto para quem compra quanto para quem vende.

Sendo assim, nesse artigo você poderá tirar suas dúvidas a respeito do cálculo do frete. Essa etapa tão importante no processo de compra e venda de um produto.

APRENDENDO A CALCULAR O VALOR DO FRETE!

Muitas pessoas imaginam que para calcular o valor do frete basta saber o peso do volume que será enviado. Mas se engana quem acha que somente o peso interfere no valor final. Há alguns anos os correios modificaram seu sistema e, nos dias de hoje, o valor total do frete é calculado pelo peso cúbico.

O peso cúbico, em kg, é o resultado da conta C x L x A / 6.000, onde:

• C é o comprimento em centímetros;

• L é a largura em centímetros;

• A é a altura em centímetros e;

• 6.000 é coeficiente da relação peso/volume mais justa relacionada ao espaço nas aeronaves (segundo recomendado pela entidade internacional das empresas aéreas).

Caso o peso cúbico da encomenda for menor ou igual a 5 kg, fica valendo o peso real do objeto. Caso a encomenda ultrapasse os 30 kg, será cobrado um valor adicional pelos correios.

É interessante saber essa conta para saber como é calculado o valor do frete, porém o lojista não precisa saber executá-la.

No próprio site dos correios é possível encontrar uma calculadora. Esta serve para encomendas nacionais e internacionais. Para iniciar o cálculo, primeiramente, é necessário ter em mãos os CEPs, tanto de origem como de destino, as dimensões do pacote e seu peso. Desse modo é possível ter acesso ao valor a ser pago e ao prazo de entrega.

Enviar os produtos e encomendas através dos correios ou transportadoras evitará que o lojista perca tempo realizando toda a gestão e estimativa de custos. Essas tarefas são complexas e nem sempre viáveis, principalmente se o portfólio de clientes da empresa atender a muitos lugares do Brasil ou do mundo.

Utilizando transportadoras ou plataformas de envio, é possível escolher entre mais de uma opção de envio e, nesse caso, é possível escolher pela opção que mais cabe no bolso.

Diante desse cenário, com variadas opções, muitos lojistas acabam recorrendo aos Correios, que atendem a nível nacional e uma reputação consolidada. Na maioria dos casos o comerciante não precisa firmar nenhum tipo de contrato, o que aumenta a flexibilidade da operação.

CONCLUSÃO

Ter acesso adiferentes opções de cálculo do frete é uma das maneiras de garantir maior autonomia para o seu e-commerce, reduzindo o risco de perder clientes. Isso melhora – e muito – a relação com o cliente. Com essa informação o lojista pode vender produtos com frete mais acessível, o que favorece as vendas.

Ainda possui dúvidas a respeito dos fretes? Entre em contato agora mesmo com o Encaminhei.com, conheça a equipe capacitada que a plataforma possui e tire todas as suas dúvidas.

encaminhei