Categories: Sem categoria

Entenda como é feito o cálculo do frete pelos Correios

Uma dúvida comum entre as pessoas que realizam envios de mercadoria, é como é feito o cálculo do frete dos Correios, principalmente para você que possui loja virtual, surgem diversas dúvidas referente ao cálculo do frete, já que esse procedimento é feito automaticamente pelos Correios.
Para esclarecer de uma vez por todas este assunto, é necessário entender o cálculo do frete e as condições que os Correios usam, parece complicado, mas depois de ler o texto você vai ver que não é esse bicho de 7 cabeças.

Como os Correios definiram o cálculo do frete?

A entrega é o fator principal que determina o sucesso do negócio, aliada ao valor do frete com a eficiência no processo logístico, resulta na satisfação do cliente. E para que isso ocorra, o cálculo do frete deve ser feito de forma justa e estruturada, evitando maiores prejuízos.

Desde 2011, os Correios definiram que as encomendas devem ser precificadas pelo peso cúbico, esse termo pode até assustar, mas não se desespere, o peso cúbico, diferente do peso em quilogramas, significa o volume da encomenda. As empresas definem o cálculo do frete levando em conta o volume da encomenda e não somente o seu peso real, é uma forma de quantificar e equilibrar a relação de peso e espaço que o pacote ocupa no transporte. Esse sistema é adotado em todo mundo, não só aqui no Brasil. 

Como saber se o cálculo do frete pelos Correios está correto? 

O cálculo do frete ou peso cúbico, pode ser feito através da seguinte fórmula: (C X L X A) /6.000) sendo que:

  • C: comprimento do pacote em centímetros;
  • L: largura do pacote em centímetros;
  • A: altura do pacote em centímetros;
  • 6.000: coeficiente definido conforme padrões internacionais. Valor de cubagem resultante da relação entre o peso e volume da encomenda (estabelecida pela Entidade Internacional das Empresas Aéreas – IATA).

Observações para algumas medidas:

  • Se o peso cúbico de um produto tiver menos de 10kg, vai ser considerado o peso real dele e não o cúbico;
  • Se o peso cúbico de um produto ultrapassar 10kg, deverá ser feito o comparativo do valor real dele com o cúbico, e o que tiver com maior valor será usado.
  • As medidas máximas de volume da encomenda é de até 105 cm em cada lado (comprimento, largura e altura), porém, somando os 3 lados não pode ultrapassar 200 cm. Veja exemplos:
    Exemplo 01:  A: 60 x L:105  x C:35 = somando os 3 lados não ultrapassou 200 cm, e uma das medidas tem a máxima de 105 cm.
    Exemplo 02: A: 105 x L: 45 x C:50 = somando os 3 lados não ultrapassou 200 cm, e uma das medidas tem a máxima de 105 cm.
  • Peso máximo aceito é de 30kg.
  • E para medidas mínimas aceitas pelos Correios: Altura (1cm), Largura (10cm) e Comprimento (15cm).

Veja como é feito o cálculo do frete na prática:
Para facilitar ainda mais o entendimento, separamos alguns exemplos de como é feito o cálculo do frete na prática pelos Correios, tendo em vista que você já entendeu as regras básicas de medidas estipuladas pelo próprio Correio.

Exemplo 01:
Sua encomenda tem as seguintes dimensões: 25 x 110 x 15 e peso físico de 8kg. Na fórmula:  25 x 110 x 15/ 6.000 = 6,87 kg de peso cúbico. Como o peso é menor que 10 kg, considera-se o peso físico real, como demos exemplo acima, ou seja o peso ficará, 8kg.

Exemplo 02:
Sua encomenda tem as seguintes dimensões: 40 x 50 x 55 e peso físico de 16 kg. Na fórmula:  40 x 50 x 55/ 6.000 = 18,33 kg de peso cúbico. Como o peso é superior a 10 kg, deve-se comparar o peso real com o cúbico, e o valor maior é do cubico, ele que será usado. Se o peso real fosse maior que o cúbico, ele que seria considerado. 

Agora ficou fácil entender como é feito o cálculo do frete pelos Correios, não é? Para saber mais sobre assuntos relacionado a fretes, entregas e todo o processo de logística clique na imagem abaixo. 


encaminhei