Categories: Negócios

Fuja dessas 4 falhas comuns na administração de entregas

Esse texto é pra você que, por ter uma loja online com pouca demanda e sem muito reconhecimento, acha que não precisa investir em uma administração de entregas.

E além disso, prefere realizar o serviço pessoalmente, encontrando os clientes em locais públicos (como se a tática de locais públicos ainda fosse segura) para fazer as entregas ou, com envios para outros estados, utiliza somente uma transportadora para envios, sem cotar outros valores. 

A administração de entregas para pequenas lojas virtuais

Você viu que mesmo sem uma bola de cristal, eu sei exatamente o que ainda te impede de adotar uma administração de entregas?

Tudo bem, confesso que não li seus pensamentos, só sei disso porque essa ideia de “meu negócio é pequeno e não tenho demanda, então vou continuar fazendo minhas entregas para economizar” está na cabeça de quase todos os pequenos empreendedores. 

Dentro da administração de entregas, há erros comuns que devem ser evitados para que mudanças/resultados sejam notados rapidamente, seja para aqueles que já colocaram a administração de entregas em prática, ou para os que ainda vão começar.

O assunto entregas está por todo os lados porque é uma administração de entregas que pode ser a responsável pelo completo sucesso ou total fracasso do seu negócio. 

A administração de entregas bem sucedida pode fazer uma enorme diferença para pequenas lojas virtuais, como oferecer uma experiência melhor e, assim, fidelizar o cliente, além de criar uma imagem positiva do negócio.

Ou ao contrário, entregas atrasadas, embalagens violadas ou produtos danificados, podem deixar o cliente insatisfeito, além de fazer com que ele nunca mais compre em sua loja virtual e ainda propague notícias ruins sobre seu negócio e as entregas.

Em uma administração de entregas falha, problemas podem surgir à todo o momento, veja aqui os mais comuns e evite-os para alcançar bons resultados. 

1 – Não considerar a administração de entregas como um processo dinâmico

Independente do tamanho do seu negócio e o volumes de encomendas que você precisa administrar, é importante lembrar de um ponto:Todos os processos da administração de entregas não são fixos.

A administração de entregas funciona como uma cadeia, cada etapa pode influenciar em outra, causando alterações. E nessas etapas, estamos falando desde a compra de mercadorias até a programação e entregas delas. 

Tudo depende da sua demanda, que pode ser enorme em uma semana, e quase mínima em outra. Em pequenos negócios, essa flexibilidade é ainda mais importante, já que tudo é mais incerto.  

Imprevistos podem causar grandes impactos e, por isso, é preciso estar preparado para novas possibilidades e alternativas.

2- Não usar a tecnologia à seu favor

A época de anotar em papéis ou fazer o controle no lápis já passou, o mercado não tem espaço para negócios mal administrados, ainda mais quando falamos de entregas.

As tecnologias usadas à seu favor faz grande diferença, atualmente, há plataformas de intermediação de fretes onde é possível cotar as entregas simultaneamente entre transportadoras, escolher o tipo de frete que mais se adequa a sua verba, controlar os envios, entre diversas outras funcionalidades.

Além disso, também é necessário acompanhar de perto as etapas das entregas até ser entregue ao destinatário, para, se for preciso, interferir e resolver rapidamente qualquer imprevisto. 

3- Prometer e não cumprir

Cumprir com a promessa é o mínimo que o cliente espera de qualquer empresa. Vender produtos que você não tenha no estoque e nem saiba a previsão de chegada pode acarretar grandes problemas.

Também é assim com prazos de entrega, estipular prazos irreais antes mesmo de consultar a possibilidade é agir de má fé, e quem gostaria de passar por isso?

Seja transparente e se preocupe com prazos de entregas, estoque e controle dos seus produtos, uma promessa não realizada pode comprometer toda a imagem e reputação da sua empresa. 

4 – Não ter controle ou relatórios para análise

Para melhorar o todo ou etapas específicas de um processo, é preciso analisá-lo por completo, é necessário ter registrado todos os gastos da empresa, mesmo se for realizado somente um envio na semana ou a compra de uma única mercadoria. 

Olhando o todo, torna-se mais fácil avaliar o desempenho daquela semana ou mês e enxergar rapidamente os pontos a serem melhorados. 

Fortalecendo o ponto forte da sua loja virtual e, ao mesmo tempo, ajustando pontos que precisam de mais atenção ou correção. 

Os erros e complicações dentro da administração de entregas podem ser cruciais para lojas virtuais, aliás, para qualquer negócio.

O que mais deve-se evitar é a insatisfação do cliente devido a atrasos e entregas incorretas. Lembre-se sempre que a imagem da sua empresa é feita, principalmente, por experiências contadas boca a boca. 

Além disso, há tantos outros problemas que podem levar sua loja virtual por água abaixo, como a perda de bens e danificação de produtos, desperdício de verbas ou materiais, custos desnecessários, retrabalho, entre diversos outros. 

Pare um minuto e pense se os problemas  citados aqui estão presentes no seu negócio, se a resposta for sim comece agora um plano de administração de entregas eficaz colocando em prática o que aprendeu no texto. Aproveita e vem conferir uma das formas de transformar todo este processo em algo fácil e rápido.

encaminhei