Como calcular o frete: Veja como é simples

Se você é um motorista autônomo ou, até mesmo, um empresário do ramo de transporte de cargas, é fundamental que saiba como calcular o frete.

No entanto, nem sempre é uma tarefa fácil saber como definir o preço de um serviço. Para entender como calcular o custo do transporte da carga, primeiramente, você precisa saber o que é o custo de transporte e conhecer os fatores que deverão ser considerados para realizar esse cálculo. 

Quem já trabalha com transporte de cargas, sabe muito bem quão altos são os custos para realizar essa atividade. Além do preço do combustível que, a cada dia que passa, está mais alto, é necessário levar em consideração outros fatores, por exemplo, as taxas, os seguros, possíveis manutenções periódicas, entre tantas outras coisas.

A fim de te ajudar nessa tarefa, preparamos um artigo onde você poderá aprender, de forma simplificada, como calcular o frete.

PASSO A PASSO PARA CALCULAR O FRETE

Saber como calcular o frete é muito importante, porém como saber se o valor que está sendo cobrado é o correto, ou mesmo se ele é justo, tanto para o consumidor como para quem oferece o serviço?

Pensando nisso, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão responsável por regular, supervisionar e fiscalizar atividades de prestação de serviços e da utilização da infraestrutura de transportes, desenvolveu a Tabela de Frete. Esta estabelece um piso mínimo a ser cobrado por serviços de transporte de cargas. 

Para calcular o frete utilizando a tabela de frete oficial da ANTT é necessário seguir as seguintes informações:

• Número de eixo do veículo;

• Distância que será percorrida para a realização do frete;

• Tipo de carga que será transportada.

Para calcular o frete, basta multiplicar esses valores. O resultado será o piso mínimo a ser cobrado pelo serviço de transporte de carga. 

OUTRAS FERRAMENTAS PARA CALCULAR O FRETE

Outro modo bastante simples de calcular o frete é por meio de sites que também utilizam como base a tabela de frete ANTT. Podemos utilizar como exemplo:

• Trucão;

• Tabelas de Frete.

As duas plataformas funcionam de maneira bem simples. É apenas necessário preencher os campos disponíveis com o tipo de carga, a distância a ser percorrida e o número de eixos do veículo. Após isso, o sistema faz os cálculos de forma automática e sugere um valor mínimo a ser cobrado pelo serviço.

OUTROS FATORES QUE DEVEM SER CONSIDERADOS PARA CALCULAR O FRETE

Vale lembrar que os valores estabelecidos pela tabela de frete da ANTT são apenas os valores mínimos a serem considerados. Ou seja, caso o motorista achar que, ao fazer o cálculo do frete, o valor ainda está abaixo do que espera, ele tem todo o direito de cobrar mais por seu serviço.

Além disso, para chegar a um valor final, o motorista ainda deve acrescentar os valores adicionais, que variam de um caso para o outro. Podemos utilizar como exemplo:

• Manutenções preventivas;

• Alimentação do motorista (pernoite, quando necessário);

• Margem de lucro;

• GRIS (A sigla GRIS significa Gerenciamento de Risco , é uma taxa cobrada incluída ao valor do frete para cobrir despesas relacionadas à segurança. Essa taxa aparece na nota fiscal, sendo recolhida em todos os estados brasileiros, principalmente sobre cargas de maior valor como computadores e eletrônicos) ;

• Pedágios;

• Seguro;

• Taxas e tributos (IR, INSS, ICMS, etc.).

Além destes, existem muitos outros elementos que podem ser considerados a depender de cada situação. 

Como você pode perceber, o planejamento estratégico do transporte de cargas é de fundamental importância para que qualquer que seja o empreendimento, independentemente de qual for sua área, consiga alcançar o esperado sucesso. É justamente por isso que você precisa desenvolvê-lo em sua empresa o quanto antes, com o intuito de proporcionar as devidas condições para o seu crescimento.

Saber como calcular o frete do veículo é essencial para garantir um preço justo, tanto para empresa que contrata o serviço, quando para a transportadora ou motorista autônoma que presta o serviço.

Se mesmo com toda essa informação ficou difícil implementar em gestão de fretes em seu negócio, conheça a plataforma Encaminhei.com, nela você poderá gerenciar suas entregas, calcular fretes, e economizar nos envios. Gostou? Então clique na imagem abaixo ↓

encaminhei