Carga fracionada ou completa? O que essas duas modalidades afetam em seus envios?

Depois de entender a diferença entre essas duas modalidades, todos os benefícios de uma escolha certeira vão ficar claros para você! 

Os serviços de logísticas vem passando por transformações conforme as mudanças no mercado, e com o crescimento de pequenas e médias empresas, foi necessário encontrar diferentes meios de distribuição, já que a antiga forma de preencher um caminhão por inteiro com os produtos de uma só empresa ficou no passado. 

Entenda melhor o que são esses dois tipos de cargas e fique por dentro do assunto, continue a leitura.

As cargas fracionadas são para envio de pequenas mercadorias que não ocupam muito espaço no caminhão, em um só veículo estão diversos produtos de diferentes clientes e empresas, que sozinhos não seriam suficientes para preencher todo o espaço disponível.

Um dos benefícios da carga fracionada é a economia, pois a cobrança é feita somente pelo espaço ocupado pela encomenda. Além da redução dos custos, a modalidade de cargas fracionadas facilita na otimização de tempo, pois atendem aos prazos de entrega devido as rotas traçadas com antecedência.

Já a carga completa, também chamada de carga fechada, é uma modalidade utilizada quando há uma grande quantidade de produtos para ocupar todo o veículo que realizará a entrega.

É uma boa opção quando é preciso que a entrega seja imediata, pois todas as encomendas seguem para o mesmo destino. A Carga completa também é escolhida quando é necessário que a carga vá sozinha, mesmo que não preencha por completo o veículo, para cargas completas, e o pagamento total do frete é responsabilidade da empresa. 

Aqui estão alguns exemplos de carga completa que necessitam ir sozinhas:

  • Cargas perigosas
  • Volumes grandes de mercadorias com o mesmo destino
  • Produtos químicos

Para e-commerces e pequenas e médias empresas, por fazerem envios em menores quantidades, a carga fracionada costuma ser a mais indicada, já que precisam cumprir com o prazo estipulado, e as entregas acabam sendo para diversos destinos, além das cargas fracionadas não ocuparem o veículo por completo.  

Carga fracionada e carga completa, são distintas e atendem às diferentes necessidades da empresa, ficou claro que ambas opções são ótimas, mas vale lembrar que cada uma tem seu objetivo e deve atender a necessidade desejada. Para cargas fracionadas, além de redução de custos, tem a entrega segura e rápida e para cargas completas a exclusividade da entrega de sua mercadoria.

Depois de entender melhor sobre esse importante assunto, já que são os seus produtos sendo transportados, quer entender melhor como otimizar sua gestão de fretes? Clique aqui e comece agora mesmo!

encaminhei